terça-feira

Insetos perigosos

Venenosas, vetores de doenças ou pragas: conheça algumas das principais espécies que ameaçam o bem estar do ser humano

Apesar do número de espécies de insetos catalogadas pelos cientistas ultrapassar um milhão, é possível selecionar alguns dos insetos mais perigosos para os seres humanos.
Venenosos, transmissores de doenças ou terríveis pragas agrícolas, reunimos algumas das espécies que tiram osono de muitas pessoas. Confira a seguir!
O mosquito pode transmitir a dengue e a febre amarela

O mosquito é o principal transmissor da malária
A maioria dos portadores da doença de Chagas foi picada por um desses insetos, chamados popularmente de 'barbeiros'. O protozoário Tripanosoma cruzi, presente nas fezes dessas insetos, entra no sangue das pessoas pelas feridas abertas pelos barbeiros.
Esta taturana tem o corpo coberto por pelos semelhantes a espinhos que soltam um veneno poderoso. A substância inibe a coagulação do sangue das vítimas e causa hemorragias que podem levar à morte.
Das 500 espécies de vespa existentes no mundo, cerca de 300 têm veneno. A mandarina atinge quase cinco centímetros e voa a 36 km/h

.As abelhas, apesar de serem inofensivas individualmente, podem causar a morte dos seres humanos se atacarem em bando. O excesso de veneno pode causar insuficiência renal e anemia aguda


 A mosca-branca se reproduz em muitas espécies vegetais diferentes, entre elas o tomate e o algodão. O inseto é uma ameaça à agricultura em regiões tropicais e temperadas de todos os continentes.

Uma nuvem de gafanhotos pode ter até 50 milhões de indivíduos que podem consumir cerca de 80 toneladas de folhas em 24 horas.


A saúva tem grande potencial destrutivo, principalmente em áreas reflorestadas com eucaliptos e pinheiros
Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar. (Friedrich Nietzsche)